A Toyota anunciou oficialmente a sua saída da Fórmula 1 hoje (4). A montadora declarou que questões financeiras impediram sua permanência na F1, o que já era esperado desde que o grupo apresentou seu primeiro prejuízo operacional no primeiro trimestre deste ano.
“Foi uma decisão difícil, mas inevitável. Desde o ano passado, os efeitos da crise econômica nos fez lutar bastante para permanecermos. Estamos abandonando a F1 completamente. Pedimos desculpas aos torcedores da Toyota por não termos alcançado os resultados que buscamos”, afirmou Akio Toyoda, presidente da montadora.
O futuro dos atuais pilotos da equipe Toyota, Kazuki Nakakima e Kamui Kobayashi é desconhecido. Kobayashi estreou recentemente na Fórmula 1 e já chamava atenção desde o GP de Interlagos, com um estilo agressivo de dirigir. Ambos estão sem contratos para 2010.
Desde sua chegada à F1, no ano de 2002, a Toyota conquistou 13 pódios e 3 pole positions. Este ano, a equipe ficou com a quinta colocação no mundial de construtores e acabu não renovando contrato com os pilotos Jarno Trulli e Timo Glock, com quem abriu a temporada. Com a saída da Toyota, a Fóruma 1 ficará sem representantes japoneses em 2010, já que a Honda também deixou a categoria.