A fornecedora de motores e transmissões FPT Powertrain Technologies, que fornece motores e câmbios para montadoras do Grupo Fiat (Fiat, Iveco, Lancia, Alfa-Romeo, Irisbus), PSA, Ford, Mitsubishi, Tata Motors e General Motors, divulgou nesta terça-feira o nome da sua nova família de motores intermediários e a sua logomarca. O nome será E.torQ, que conta como principal característica a capacidade bicombustível e o alto torque em baixas rotações. A FPT não confirma, mas é fato que eles irão equipar modelos da Fiat em breve.
A fornecedora não divulgou detalhes como desempenho e cilindrada, apesar de algumas informações terem sido publicadas aqui no Novidades Automotivas, você confere logo abaixo. A FTP revelou que a linha já está sendo produzida na cidade de Campo Largo, no Paraná, desde o início deste ano. Também serão fabricados motores movidos apenas a gasolina, abrindo a possibilidade de que os motores seriam exportados.
Os primeiros modelos da Fiat que deverão receber a nova gama de motores serão o Punto e a Idea 2011 e, futuramente, a familia Palio (incluindo o Siena).
Motor 1.6 16v Flex
O motor 1.6 16v substituirá aos poucos os motores 1.8 8v compartilhados com a Chevrolet. Tem mais potência que o beberrão 1.8 da GM, 117 cavalos contra 115, mas tem menos torque, 16,8kgfm contra 17.8kgfm. Mas o consumo, que com toda certeza será bem menor, compensará a redução de força.
Motor 1.8 16v Flex
Este motor deve solucionar um defeito do motor 1.9, a falta de força em baixas rotações. A potência é a mesma, 132cv com álcool, e o torque aumentou em 0,1kgfm, tendo 18,7kgfm, mas a força total chega em rotações mais baixas. Ele equipará o Linea e o Bravo, que chega em setembro.
Dados técnicos
1.6 16v Flex | 1.8 16v Flex |
|
|