A Hyundai quer crescer e aparecer nos Estados Unidos. Não foi à toa que ela guardou para o Salão de Nova York a apresentação de duas novas versões do sedã médio Sonata, a Turbo e a Hybrid. O lançamento das versões, entretanto, só acontece dentro de alguns meses.
A versão turbo (prata) é a mais potente. Sob o seu capô há um motor 2.0 sobrealimentado com nada mais que 274cv e 37,2 kgfm de torque, força disponível à partir de 1800rpm. O câmbio é automático seqüencial de 6 velocidades. E o consumo não deixa a desejar: 9,4 km/l urbano e 14 km/l em ciclo rodoviário.
O Sonata Hybrid (azulado) é a grande novidade. Além de trazer alterações estéticas, que fizeram seu coeficiênte aerodinâmico (cx) cair de 0,28 para 0,25, há também a preocupação ecológica. Graças à união entre os motores 2.4 á gasolina de 170cv e o elétrico de 40cv, ele tem consumo de 15 km/l na cidade e 16 km/l em estradas.
O Hyundai Sonata já está à venda nos EUA, porém apenas na versão 2.4 com 200cv, por US$ 19.195 (R$ 34.000). Esta mesma versão deve ser lançada no Brasil em julho, em uma faixa de preço entre o hatch i30 e o sedã grande Azera. Por aqui ele deve competir com o VW Jetta e o Ford Fusion.