Ontem a Dodge divulgou os primeiros – e, espero eu, os últimos – teasers de seu novo sedã médio, o Dodge Dart. Primeiro modelo do Grupo Chrysler baseado em uma plataforma Fiat, no caso, do Alfa Romeo Giulietta, o modelo é uma peça-chave para a Fiat adquirir os últimos 5% de ações do Grupo Chrysler que estão nas mãos do governo dos Estados Unidos. Basta que o Dart consiga consumo melhor que 40 mpg, o equivalente a 17km/l.
Hoje a Fiat detém 53,5% da empresa norte-americana, e agora depende do certificado que de eficiência que será dado ao Dart pelo governo norte-americano para passar a contar com 508,5% das ações. O resto está nas mãos do sindicato United Auto Workers desde que a Chrysler entrou em concordata.
Desde o lançamento, marcado para o primeiro trimestre de 2012, o Dodge Dart estará disponível com três motores de quatro cilindros a gasolina, incluindo versões melhoradas dos 2.0L e 2.4L, além do mesmo 1.4 Turbo de 160 cavalos do 500 Abarth, e ainda estreará nos EUA a transmissão automatizada DDCT, com dupla embreagem e seis marchas. Mas, segundo o Automotive News, a partir de 2013 o sedã incorporará uma nova transmissão automática de nove velocidades que ainda está sendo desenvolvida pela alemã ZF.
Fonte | Carscoop