Hoje, dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Fusca, um dos mais famosos e carismáticos automóveis já vistos no mundo. As primeiras unidades do carro chegaram ao Brasil em 1950, era um carro diferente dos grandes sedãs que dominavam o mercado, mas devido à facilidade com que encarava as estradas brasileiras da época, robustez mecânica e economia de combustível, ganhou espaço, teve 3 milhões de unidades produzidas e foi, por 24 anos consecutivos o carro mais vendido do Brasil. Marca batida pelo Gol com o final de 2011.
O Volkswagen Sedan foi o carro com o qual mais de uma geração de pessoas aprendeu a dirigir, hoje ainda encontramos milhares de unidades em circulação no Brasil, ao mesmo tempo que as mais conservadas são disputadas por colecionadores. Mundialmente o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato dando início ao desenvolvimento e produção do carro, em 1934.
Pelo mundo o carro recebeu vários nomes, como Escarabajo (Venezuela), Beetle (EUA) e Kafer (Alemanha). No Brasil muitos, como meu pai, utilizavam também o apelido “besouro”. Por aqui sua produção foi paralisada em 1986 e retomada entre 1993 e 1996 a pedido do então presidente Itamar Franco, apenas com motor a etanol. No México, com nome de Vocho, sua produção continuou até 2003. Em 1998 a VW lançou o New Beetle, um carro com projeto moderno e linhas que remetem ao modelo que deu origem ao grupo Volkswagen.