A Audi já prepara o seu mais novo lançamento no mercado brasileiro, o SUV Q3. O menor utilitário esportivo da marca chegará por aqui em maio, mas a partir do mês que vem, já estará exposto nas 23 autorizadas na marca no Brasil com a possibilidade de realizar encomendas. Será o SUV mais barato da marca e um dos carros mais baratos da Audi por aqui, atrás apenas do A1, A3 e A4.
Fabricado em Martorell, na Espanha, será o único modelo espanhol da marca no país por enquanto. Virá em duas versões, ambos com motor TFSI e com a tração Quattro. A mais barata será equipada com um motor 2.0 turbo de 170 cavalos, com injeção direta. A mais completa contará com um motor de 211 cavalos, também com injeção direta. A versão mais potente é capaz de levar o Q3 a 230 km/h, enquanto a de 170 cavalos alcança 212 km/h.
Os motores são combinados a um câmbio de sete velocidades com dupla embreagem, com a opção de troca nas shift paddles atrás do volante. Na versão de 211 cavalos, o Q3 conta com o Audi Drive Select, que conta com o acesso de funções como acelerador e até mesmo o ar-condicionado e, a depender do modo selecionado (Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência), pode desengatar a embreagem em momentos que ela não é necessária, com o propósito de economizar combustível (logicamente, no modo Eficiência).
É equipado como todo SUV de luxo, com ar-condicionado digital, câmbio automático com couro e entre outros equipamentos mais refinados, tomando como base o mercado nacional. Luzes de leitura de LEDs no interior somadas a um som Bose com 14 alto-falantes de neodímio (opcional, entretanto), etiquetas Isofix, airbags frontais, laterais e de cabeça, sistema de multimídia com imagens em 3D com comando de voz, sistema Audi Music Interface, teto solar panorâmico, ESP e Audi Side Assist (que ajuda o motorista a mudar de faixa a uma velocidade superior a 30 km/h com a ajuda de sensores) integram a (longa) lista de equipamentos.
O sistema de interface do Q3 permite uma integração com dispositivos móveis como celulares e USB e com o sistema de entretenimento do veículo, chamado de MMI. Nesta mesma tela, é possível ligar o carro, por exemplo. Recheadíssimo de equipamentos – e de espaço, com 460 litros de espaço no porta-malas, o Q3 deverá chegar por cerca de R$ 150 mil em sua versão mais barata, e a 2.0 de 211 cavalos não deverá se aproximar muito dos R$ 205.840 cobrados pelo Q5 2.0T FSI.
Obs: dentro de alguns dias, o Novidades Automotivas receberá para avaliação o Q3, a testado pelo editor Fábio Abreu na Alemanha. Aguardem!