O Peugeot 408 Griffe THP estava no configurador do site da Peugeot há alguns dias, mas com o preço errado. O sedã topo de linha da Peueot parte dos R$ 81.490, R$ 2.000 a menos por conta da exclusão dos bancos dianteiros elétricos, que passam a ser opcionais. Além do motor mais nervoso, o Griffe THP se difere do 2.0 pelas rodas, que também são de aro 17” (a mesma do 308 CC europeu) e pelo volante, que a Peugeot diz ser mais esportivo.
Estes mesmos R$ 2.000 separariam o THP da versão Griffe 2.0 com câmbio automático de quatro marchas. Esta versão perde seu propósito de vida se continuar custando o mesmo, afinal o motor 1.6 16v THP tem turbo e injeção direta, o que resulta em 165 cavalos de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque máximo a 1.400 rpm, associado a um câmbio automático de seis velocidades e com opção de trocas sequenciais.
Além de ser mais eficiente e menos poluente, o 408 Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge 213 km/h de velocidade máxima. A versão 2.0 AT alcança os 100km/h em 10,8 s, com máxima de 208 km/h. Quem irá comprar o Griffe automático agora?