Mesmo largando na segunda posição, Jenson Button, da BrawnGP, comprovou a boa fase, superou o pole position Sebastian Vettel e venceu o GP da Turquia neste domingo. O inglês assumiu a ponta logo na primeira volta e liderou a prova até o final, conquistando a sexta vitória em sete corridas nesta temporada.
Já os brasileiros não fizeram uma boa corrida. Felipe Massa foi o único que conseguiu marcar pontos, terminando na sexta colocação. Nelsinho Piquet ficou com a 16º posição e Rubens Barrichello, com problemas no câmbio, abandonou a corrida na volta 49.
Ao lado do inglês no pódio, Mark Webber, da RBR, comemorou o segundo lugar e seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, ficou com o terceiro. Também marcaram pontos Jarno Trulli, em quarto, Nico Rosberg, em quinto, Robert Kubica, em sétimo, e Timo Glock, em oitavo.
A corrida
Button conquistou a sua sexta vitória em sete corridas em 2009 e passou a somar 61 pontos na liderança do Mundial de Pilotos-2009. Barrichello ainda é o segundo com 35 pontos.
Neste domingo, a corrida começou muito mal para Barrichello. Ele largou com muita lentidão, foi ultrapassado por muitos carros e, da terceira posição inicial, chegou a estar na 13ª colocação. Assim, não participou da briga pela liderança da prova e teve que iniciar uma prova de recuperação.
No entanto, a situação de Barrichello piorou após um toque com o Heikki Kovalainen, da McLaren. Depois, ele ainda teve a parte da asa dianteira de seu carro quebrada ao participar de uma disputa com Adrian Sutil, da Force India, e foi para o boxe. No final da corrida, Barrichello abandonou a corrida.
Diferentemente de Barrichello, o início da prova de Jenson Button, companheiro do brasileiro na Brawn, foi animadora. Button estava na segunda posição, mas, depois da largada, foi para cima de Sebastian Vettel, que era o pole, e acabou o superando.
Durante a corrida, Button teve um bom desempenho e assegurou a liderança da corrida.
A equipe da Ferrari, após mostrar evolução na temporada, tinha chegado otimista à Turquia. Com algumas alterações nos carros e com o histórico, principalmente, de Felipe Massa no circuito (ele venceu essa prova em 2006, 2007 e 2008), a expectativa por um bom resultado tinha crescido.
Porém, o resultado do treino oficial de sábado --Massa ficou em sextoostrou que a sua Ferrari ainda estava longe da Brawn. Na prova, o brasileiro lutou para pontuar.
Classificação do GP da Turquia 2009:
Fonte:F1 Live