O novo carro que a montadora General Motors (GM) vai produzir em sua fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, deve ser um modelo de baixo custo, mais barato que o Celta, hoje vendido por R$ 25 mil. O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, deverá marcar a estreia do primeiro veículo com tecnologia coreana, que passará a ser adotada pela montadora no País.
A confirmação da nova família de produtos, prevista para as próximas semanas, esbarra, porém, na liberação, esperada pela direção da montadora brasileira, de linhas de financiamento do BNDES e de outros bancos. A GM já espalhou consultas por diversas instituições financeiras, públicas e privadas.
Até agora, os produtos da marca, na sua maioria, eram desenvolvidos na Europa, pela Opel - que teve a maior parte de suas ações vendida para a fabricante de autopeças canadense Magna e para o grupo russo Sberbank-, e no próprio País, casos dos modelos Celta, Meriva, Montana e Vectra.
O BNDES confirmou, na semana passada, que analisa pedidos de financiamento da empresa. Entre analistas, há dúvidas sobre a viabilidade de emprestar dinheiro para uma companhia cuja matriz americana está em concordata.
Como Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil, disse na semana passada que toda a linha brasileira da Chevrolet, seria reovada até 2012. Tudo indica, que este modelo, mesmo sendo mais barato, será o futuro substituto do Celta e concorrente do Novo Uno.
Informações: O Estado de S. Paulo