A montadora indiana Tata, anunciou ter planos para vender nos Estados Unidos até 2011, o carro que mais causou furôs no meio automotivo neste ano, o Nano.
Por ser pequeno, prático barato e funcional, o Nano é uma solução para as grandes metrópoles. Atualmente, a versão mais vendida na Inidia, é a mais completa, com ar-condicionado, freios ABS, faróis de neblina e, para disfaçar a falta de porta-malas, bancos rebativeis. Seu pequeno motor de 624cc com 33cv, roda até 23km com um litro de gasolina. A mesma automoia do hibrido Prius, grande sucesso de vendas nos EUA.
A chegada da Tata aos EUA marcaria a entrada da segunda fabricante indiana no país, que contará a partir do final deste ano com a presença da Mahindra & Mahindra em seu mercado no segmento de utilitários comerciais. Os modelos das marcas indianas chegarão importados de sua terra de origem desmontados.
De acordo com Ratan Tata, "Ele (o Nano) terá que cumprir todas as normas de emissões e de segurança e, por isso espero que nos próximos dois anos nós já ofereçamos ele nos Estados Unidos."
No momento, o Nano estarà a venda na Índia no próximo mês, suas encomendas já somam mais de 500 mil, sendo os primeiros 100.000 proprietários, escolhidos através de sorteio.
A Tata também espera lançar o Nano na Europa em 2011. E atualmente está actualmente estudando várias alternativas de combustíveis para o pequeno carro. Dentre elas, o Diesel, o E85 (alcool com 25% de gasolina) e a eletricidade.
Proprietária das marcas inglesas Land Rover e Jaguar, a Tata afirmou em seu comunicado que jamais utilizará a rede de distribuição de suas bandeiras premium para comercialização de seu veículo para as massas.