O Duster já havia sido revelado em rua versão preparada para o rally na neve Trophée Andros. Ele é o primeiro 4x4 da subsidiária romena da Renault, a Dacia (que desenvolveu o Renault Logan e vende o Sandero na Europa). Suas dimensões são compactas, com 4,31 metros de comprimento, 1,82 de largura.
Ele possui versões com tração 4x4 e 4x2, disponíveis com os motores 1.6 de 110cv à gasolina e um 1.6 Diesel de 85 e 105cv. O sistema de tração 4x4 assim como a plataforma vieram do Nissan Qashqai. A tração possui três configurações: Auto, Lock, y 4x2. O primeiro distribui a força dependendo do terreno, o segundo divide a força do motor entre os eixos e a terceira o deixa com tração 4x2.
O Duster, assim como os carros da Dacia, será um tanto espartano, mas não tanto como estamos acostumados com os carros brasileiros. Na Europa ele terá de série airbag duplo (laterais são opcionais), na versão 4x4 ABS com EBD será de série.
As fotos do interior ainda não foram reveladas, mas deverá se assemelhar ao do Sandero e do Logan. Na Europa, suas vendas iniciam no segundo trimestre de 2010. No início de 2011, a fábrica da Renault do Paraná começará a produzi-lo.
Dentro da montadora de Projeto H79, e terá como concorrente direto o Ford EcoSport. Há chances de ele ter tração integral no Brasil, ainda que o único motor confirmado seja o 1.6 16v de 115cv (cairia bem ter uma versão 1.8 16v de 126cv da Nissan Livina). Daqui ele será exportado para a Argentina, México e Chile.