A revista britânica Autocar revelou hoje as primeiras imagens e informações do novo Mercedes Classe E Cabriolet. Sem qualquer camuflagem o modelo expõe suas linhas modernas e algumas novidades, como o sistema Aircap.
Se trata de um defletor localizado no topo do para-brisa, que eleva o fluxo de ar em até 20cm, para evitar turbulências e garantir um conforto acústico e térmico, mesmo com sua capota aberta. Ele pode ser acionado de 0 até 100km/h, e garante sua finalidade até 160km/h. Segundo a Mercedes esse é o primeiro "Converssível que pode ser usado aberto durante o ano todo”.
Teddy Woll, o chefe de estudos aerodinâmicos da Mercedes, disse que o Aircap é fruto de trabalho de quase 3.000 horas no túnel de vento, e é composto por 211 partes feitas em 44 materiais diferentes, e que foi testado em mais de 10.000 vezes nas mais diversas condições.
Enquanto o Classe E Coupé édos carros mais aerodinâmicos do mundo, com CX de 0,24, o Cabriolet possui CX de 0,28, um arrasto maior, que somado ao peso que é 70kg maior, provocará um aumento no consumo. O modelo ainda contará com o sistema “Air scarf” que joga ar quente direto no pescoço dos ocupantes. Os preços e a data de seu lançamento ainda não foram revelados, mas sua vinda para o Brasil em 2010 está confirmada.