A Mercedes acaba de divulgar as primeiras imagens e dados oficiais do Classe E Cabrio, cujo lançamento está agendado para o primeiro trimestre de 2010 na Europa. No Brasil ele estará a venda a partir do segundo semestre, mas apenas por encomenda.
O novo conversível da marca alemã substitui o CLK Cabrio, e terá como maior rival o Audi A5. Seu teto é de lona, em lugar do sistema rígido, mais pesado e caro, e pode ser aberto ou fechado em 20 segundos, até os 40km/h. Com o teto fechado, seu porta-malas tem capacidade para 390 litros, que é reduzido com a capota aberta.
A linha do Classe E Cabrio possui 7 versões, com os mesmos motores do resto da Classe E: E200 (184 cv) E250 (204 cv) E350 (292 cv) E500 (388 cv) E220 CDi (170 cv) E250 CDi (204 cv) e E350 CDi (231 cv). Destas, quatro possuem motor à gasolina e três à Diesel. Com exceção à versão top de linha E500, todas são equipadas com o sistema BlueEfficiency, que reduz o consumo de combustível e as emissões.
De série, todas as versões terão ESP (controle de estabilidade), luzes inteligentes, capô ativo e controle de velocidade adaptativo. Dentre a larga lista de itens de segurança, se destaca o airbag de teto. O Classe E Cabrio é o primeiro conversível da Mercedes a usar esse dispositivo. Dentre os opcionais estará o sistema Aircap, que reduz as turbulências e o barulho dentro da cabine quando o modelo circular sem capota.
Sistema Aircap: Se trata de um defletor localizado no topo do para-brisa, que eleva o fluxo de ar em até 20cm, para evitar turbulências e garantir um conforto acústico e térmico, mesmo com sua capota aberta. Ele pode ser acionado de 0 até 100km/h, e garante sua finalidade até 160km/h.