Protótipos da nova geração do Cayenne têm sido avistados em teste na Alemanha em várias ocasiões, revelando alguns detalhes cruciais para o novo SUV, que deverá ser lançado em Maio de 2010, segundo especulações. Até agora, sabe-se que o modelo continuará compartilhando a plataforma com modelos como o Volkswagen Touareg e o Audi Q7, o que não deve alterar significativamente o tamanho em comparação com as versões atuais.
A diminuição do tamanho do Novo Cayenne está de acordo com o desejo da Porsche de criar um desempenho muito mais alto para o SUV em comparação ao atual, que foi criticado por ser muito pesado. A distância entre eixos será reduzida em torno de 40mm, enquanto a altura deverá ser reduzida em cerca de 20mm. Faróis e lanternas agora contam com LEDs.
As fotos do interior revelam outros detalhes novos, como o console central redesenhado com saídas de ar posicionadas para os lados da tela de navegação, ao invés de estarem direcionadas para a parte superior, bem como botões menores que os do modelo atual. O design do interior também se assemelha ao design do interior do Panamera, que fora revelado recentemente.
Como no modelo atual, o Novo Cayenne será construído juntamente com o Touareg e o Q7 na planta do grupo Volkswagen de Bratislava, na Eslováquia. Carrocerias do novo modelo ainda inacabadas, em seguida, serão transportadas para Leipzig para a montagem final.
Entre as opções de motorização estão os V6 e V8 a gasolina, além da opção de turbodiesel e um sistema híbrido que sera compartilhado com o Panamera. A potência aumentará, mas as emissões e o consumo de combustível serão reduzidas.
A opção V6 Turbodiesel 3.0 terá cerca de 240 cavalos, seguido do V6 a gasolina 3.6 com 330 cavalos e o V8 de 4.8 de 400 cavalos. A versão S do Cayenne deverá extrair 420 cavalos do motor V8, enquanto o motor V8 turbo de 500cv irá equipar a versão Turbo. A versão híbrido vai unir o motor V6 a um motor elétrico de 45cv alimentado por baterias de íons de lítio.
Todos os motores terão uma nova tecnologia da Porsche, e alguns deverão contar com o câmbio DSG de dupla embreagem. O modelo será apresentado em março no Salão de Genebra.