A Audi confirmou que a produção do conceito elétrico e-tron, apresentado na última edição do Salão de Frankfurt. Baseado no R8, ele terá produção limitada a apenas 1000 exemplares e começará a ser vendido em 2012. Destas, algumas unidades deverão chegar ao Brasil.
"Sempre há pessoas que desejam ser os primeiros a possuir uma nova tecnologia", afirmou Achim Badstubner, responsável pelo design da Audi, em declarações ao site britânico Autocar, revelando que o esportivo elétrico será mais caro em comparação ao R8, a quem deriva, e que a meta é fazer com que os dois não se tornem concorrentes. Por isso, o modelo estará limitado a 1.000 unidades.
Segundo a Audi, os números de desempenho são suficientes para fazer o e-tron acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 200 km/h (limitada eleltronicamente). A eletricidade virá de baterias de íons de lítio alojadas no assoalho do carro, ajustando o centro de gravidade do modelo baixo.
O modelo também conta com várias peculiaridades, tais como as rodas, que possuem raios que formam uma espécie de hélice que, segundo a montadora, ajudam a manter os motores em temperaturas ideais de acordo com o momento. O carro também abre mão de espelhos retrovisores, dando lugar às câmeras de vídeo e monitores na cabine.