O Novo Focus 1.6 só começa a ser vendido no dia 20 de janeiro, mas a Ford já divulgou seu preço oficial de venda da versão hatch. O modelo vai custar R$ 49.900 na versão GL e R$ 51.400 na GLX (R$ 52.400 com ABS).
De série, a versão mais barata, GL, traz rodas de liga leve aro 16, ar condicionado, direção hidráulica, sistema de som (que deixou de ser fornecido pela Sony e agora é da Visteon, mas com as mesmas funções e os mesmos 6 auto-falantes, 2 woofers e 2 midrange), airbag duplo, computador de bordo, volante revestido de couro e vidros elétricos dianteiros. Porém, maçanetas, retrovisores e aerofólios serão cinza, sem pintura.
A versão GLX 1.6 possuirá ainda, vidros elétricos traseiros, maçanetas, retrovisores e aerofólios na cor da carroçeria, e freios ABS dentre os opcionais.
A grande novidade mesmo é o novo motor 1.6 Sigma. Um motor global da Ford, que por ter bloco, cabeçote e cárter em alumínio, pesa apenas 79kg, sendo o motor 1.6 mais leve do mundo. Seu sistema de partida a frio possui bicos injetores individuais para cada cilindro.
Este 1.6 16v gera 115 cv a 5.750 rpm e 16 kgfm de torque a 4.250 rpm quando roda com 100% de álcool. Já com gasolina, a potência cai para 110 cv a 6.250 rpm e o torque de 15,4 kgfm no mesmo giro. Segundo a Ford, o hatch faz média de 13 km/l na gasolina e 8,5 km/l no álcool.