A montadora chinesa JAC Motors está prestes a chegar ao Brasil. Após fechar acordo com o grupo de revenda de automóveis SHC (composta por 55 concessionárias das marcas Citroën, Ford, Volkswagen e Jaguar), presidida por Sérgio Habib (ex-presidente da Citroën do Brasil). O lançamento da nova marca no Brasil está marcado para o Salão de São Paulo, que começa em outubro de 2010.
Segundo Habib, inicialmente serão vendidos quatro modelos, que serão importados com “preços competitivos com automóveis brasileiros”. O J5 (um sedã) e o J6 (uma minivan) terão motor 1.8 16V de 143 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque e câmbio manual de 5 marchas (não é cogitada a utilização de transmissão automática). O J3, em versão Sport (hatch) e sedan, contará com motor 1.3 16V de 94 cv. A garantia será de três anos.
Todos os quatro modelos terão de série freios ABS, ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais e CD player. Motores bicombustíveis, segundo Sergio Habib, serão desenvolvidos no Brasil e oferecidos cerca de um ano depois da chegada dos primeiros carros da JAC ao Brasil.
Ao ser questionado pela qualidade dos veículos, Habib disse que “quando temos competição, como ocorre na China, ou você tem carro bom para competir ou não compete. Em um período de três a cinco anos a China estará produzindo automóveis de altíssima qualidade”. Os modelos da JAC Motors foram desenvolvidos com supervisão do estúdio Pininfarina e o interior de cada um foi desenhado no Japão.
A expectativa é de que em 2011, cerca de 35.000 veículos sejam vendidos por 50 concessionárias, o que significa obter 1% de participação no mercado brasileiro. Para 2012, ele espera comercializar 50.000 veículos e ampliar para 100 o número de revendas.