A Fiat lançou ontem (28) a pedra fundamental da fábrica que será construída em Suape (PE). O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva e o CEO mundial da Fiat, Sergio Marchionne, estiveram presentes no evento, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini.
A fábrica irá produzir o novo City Car, modelo de baixo custo que irá substituir o Mille em 2014. O investimento total será de 3 bilhões, que fazem parte do orçamento da Fiat de 10 bilhões a serem investidos entre 2011 e 2014. Os outros 7 bilhões serão usados na fábrica de Betim, que deverá ter sua capacidade aumentada para 950 mil unidades por ano.
A fábrica terá 4,4 milhões de km² de área total. A fábrica em Suape, que ficará a 13 quilômetros do Porto da cidade, incluirá também uma rede de fornecedores nos arredores, para facilitar a logística. A fábrica deverá ficar pronta em 2014, e deverá produzir algo em torno de 200 mil unidades por ano. Não se sabe se apenas o City Car será produzido no local, e se ele originará uma nova família de carros da Fiat.