O New Edge foi lançado ainda neste ano nos Estados Unidos, com novidades externas e internas que o deixou mais imponente. O modelo, fabricado no Canadá, ganhou também equipamentos como o MyFord Touch, um sistema inteligente com uma tela Touchscreen, que comanda vários itens do carro.
O modelo, agora, chega ao Brasil, 1 mês após ter sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, por três unidades que juntas chamavam muita atenção do público. Agora mais barato, o Edge passa a custar à partir de R$ 122.100 na versão SEL, chegando a R$ 142.610 na versão Limited (sem teto-solar), preços bem distantes daqueles do lançamento do modelo no Brasil, em 2007, algo em torno de R$ 140 mil na versão básica, ponto positivo para a Ford.
Resumindo as novidades, a frente traz novos faróis e uma nova grade, que toma boa parte da dianteira do carro, e a traseira ganhou lanternas com uma nova disposição de luzes interna e uma nova tampa do porta-malas. O interior também foi renovado, com novos detalhes de acabamento, novo quadro de instrumentos, console central e novo volante.
A Ford citou várias vezes as melhorias no isolamento acústico, diminuindo os ruídos de rolagem e do vento, com o uso de um novo para-brisas, espumas expansíveis nas caixas de rodas e no pilar traseiro, além de janelas mais espessas nas laterais do veículo.
O "New", de fato, não foi apenas uma estratégia de publicidade. O motor 3.5 V6 é o mesmo, mas também recebeu melhorias, como um novo sistema de corte de combustível em desacelerações, além do duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT), o que ajuda o motor a economizar cerca de 4% de combustível, e que fizeram o modelo receber 20 cavalos de potências a mais, totalizando 289 cavalos e torque máximo de 34,9 kgfm a 4.000rpm.
A versão SEL, de entrada, já conta conta com transmissão automática de 6 velocidades, freios ABS, seis airbags, rodas de 18", bancos de couro, ar-condicionado dual zone, tração integral e sensor de ré. A versão Limited ainda conta com o sistema MyFord Touch, abertura e fechamento automático do porta-malas, botão de partida e partida remota (que permite que o carro ligue apenas com a presença do proprietário), e traz como opcional o teto-solar Vista Roof.
Ou seja: o New Edge evoluiu em diversos fatores, como design e motorização. E a versão completa está mais barata que a versão básica no lançamento do modelo em 2007. Isso significa que a montadora aposta no SUV, e não o colocou no mercado para ocupar um lugar na categoria dos utilitários esportivos.