Após mistério por um bom tempo, a BMW finalmente apresenta ao mundo o Serie 1 M Coupe, seu mais novo esportivo. Menor carro da marca preparado pela divisão “Motorsport”, o Serie 1 M promete ter a mesma essência do M3 da geração E30, da década de 80. Mas com mais tecnologia e aerodinâmica.
Com praticamente as mesmas dimensões de seu ancestral, o Serie 1 M está 5mm mais comprido, culpa dos parachoques aerodinâmicos, e 53mm mais largo, para acomodar eixos com bitola maior (71mm na dianteira e 46mm na traseira), em relação ao 153i, a versão mais potente do cupê até então. Fugindo à regra, ele está 13mm mais alto, mas em contrapartida é 35 quilos mais leve.
O motor é o N54, um 3.0 de seis cilindros biturbo, que no 1 M Coupé gera 340cv de potência e 45,8 kgfm de torque máximo. O câmbio é manual de seis marchas, e distribui toda a força do motor no eixo traseiro, com diferencial eletrônico. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, mas a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Para-lo a BMW instalou o mesmo sistema de freios do M3 atual.