A Citroën mostrou no Salão de Buenos Aires duas atrações da família DS. O DS3 e o DS4 foram exibidos no estande da marca francesa. Os dois já têm chegada confirmada para o Brasil, no entanto, a Citroën já prepara suas concessionárias para receber os DS.
O DS3 (derivado da nova geração do C3) chegará por aqui no primeiro semestre de 2012, assim como seu irmão maior. O modelo que concorrerá com os carros de imagem, como MINI Cooper e Audi A1, será encontrado nas concessionárias da Citroën com motor 1.6 aspirado, capaz de gerar até 120 cv de potência. Futuramente pode haver um propulsor 1.6 com turbo, podendo gerar até 200 cv.
De acordo com a Citroën, o DS3 tem 3,95 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,46 m de altura. O interior do automóvel tem elementos semelhantes ao do C3 Picasso/AirCross, como o volante, painel de instrumentos, botões e visor do ar-condicionado digital, entre outros. O compacto terá opções de personalização como seus concorrentes. A carroceria pode ganhar teto pintado em tom diferente do resto da carroceria.
O DS4, assim como seu irmão menor, virá importado da França. Com uma categoria não tão definida, o DS4 é um hatch médio de luxo, podendo ter concorrentes desde o Kia Soul até os MINI.
A carroceria do hatch de luxo é bem bonita e esportiva, ainda mais quando vista pessoalmente. A dianteira pontuda e agressiva, lateral com maçanetas das portas traseiras escondidas nas extremidades das janelas e traseira inclinada, faz com que o DS4 se diferencie do irmão menor. Com revestimento em couro no interior, o DS4 tem volante de quatro pontos e tela colorida para a central multimídia no console central.
As dimensões do Citroën DS4 são: 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,53 m de altura. O modelo é um pouco menor do que o C4 comercializado no Brasil. O porta-malas de 370 litros é espaçoso. Ainda não se sabe qual motor equipará o DS4, mas na Europa ele é encontrado com motores VTi 120cv, THP 155 cv e 200 cv a gasolina, além do 1.6 turbo de 200 cv de potência máxima. As versões podem ser equipadas com transmissão manual ou automatizada sequencial, ambas de seis marchas.
Além do DS3 e DS4, a francesa também exibiu em seu estande o conceito DRT e o C3 Picasso brasileiro. A minivan lançada há pouco tempo no Brasil deverá chegar à Argentina em breve.
Fotos | Henrique Rodriguez