Como a propaganda da JAC Motors na TV diz: inesperado. É isso que podemos afirmar sobre a apuração do jornal Folha de S. Paulo sobre o preço do futuro lançamento da Nissan, o hatch March. De acordo com a notícia, o March chegará ao Brasil por R$ 26.000, tendo airbag duplo e, provavelmente, direção elétrica de série.
O objetivo principal da Nissan é, além de enfrentar os populares nacionais com um bom custo x benefício, avançar sobre as montadoras chinesas, que são atrativas justamente pelo conjunto de equipamentos. Ele será importado do México, justamente pela isenção de 35% dos impostos de acordo com o acordo de livre comércio com o país. O ar-condicionado, a princípio, será opcional na versão mais barata.
A Nissan já havia antecipado que o March era o “O primeiro popular japonês no Brasil, por até R$ 30 mil”. “No segmento dos carros de entrada, o preço é o mais importante”, complementou Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil.
O March usará o 1.0 de 16V da Renault, que também é usado no Sandero. Em sua versão top-de-linha, o motor usado será o 1.6 16V, também usado no Sandero. Esta versão mais cara não se distanciará do preço inicial de R$ 26 mil, ainda segundo a Folha. Esse motor 1.6, inclusive, equipará o Sunny, que chegará no Brasil em 2012, mas que já roda em testes no Brasil.
O March deverá chegar no segundo semestre deste ano. Ele esteve no Salão do Automóvel de São Paulo, chamando atenção junto do elétrico Leaf. Infelizmente, estava trancado, mas suas linhas foram o suficiente para ser o destaque. No Brasil, além dos argumentos relativos ao custo x benefício, o design poderá ser um de seus atributos.
A Nissan usará o March para atingir a fatia de 5% do mercado até 2014, pretendendo vender 5.000 unidades do hatch por mês. Se ele realmente vier por esse preço suposto pela Folha, ela terá tudo para concretizar sua meta. E os concorrentes, para se mexerem e oferecerem versões mais equipadas e mais em conta.