O Salão de Tóquio reservará grandes novidades, principalmente para as montadoras orientais. Não será diferente da Toyota, que reserva conceitos e modelos prestes a serem lançados para o Salão de seu país de origem. Uma das atrações é o Aqua, que é o Prius C, conceito apresentado no Salão de Detroit deste ano na campanha Prius Goes Plural. O modelo final será exibido junto de outras novidades, com os conceitos FCV-R, FT-EV III e o Fun-vii.
Aqua, ou, se preferir, Prius C/Prius c
No início deste ano, a Toyota revelou que planejava uma família para o Prius, incluindo um hatch ligeiramente menor e uma stationwagon, esta já conhecida como Prius V. Chegou a hora do hatch ser apresentado oficialmente. A Toyota decidiu adaptá-lo de acordo com os mercados. Na Ásia, por exemplo, ele se chamará Aqua, enquanto será chamado de Prius C nos EUA, por uma questão de nome, mesmo que o Prius seja o mais vendido do Japão.
Já a Europa receberá um Prius C diferenciado, cujas mudanças também chegarão no nome: ao invés do C maiúsculo, entra um “c”. Mesmo que juntando o nome com a letra lembre uma palavra russa, essa diferenciação deve ser puramente conceitual, algo como utilizado pela smart e MINI. O Aqua deverá começar a ser vendido já em dezembro, enquanto o Prius c deverá ser apresentado apenas em janeiro, no Salão de Detroit. Não se sabe o quão o design será reformulado.
O consumo estará de acordo com a legislação japonesa: 40 km/l, a partir da combinação entre um motor 1.5 de 74 cavalos e outro elétrico de 26 cv, somando no total 100 cv. Mesmo com uma potência inferior a 120 cavalos, o Prius C é bem esportivo, esteticamente falando. O torque alto do´s motores elétricos deve auxiliar, em conjunto com o motor a gasolina. Outros detalhes deverão ser divulgados no início do Salão de Tóquio.
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FCV-R
Outro veículo verde da Toyota para o evento japonês: desta vez, a marca aposta em um sedan/notchback - que lembra o Prius nas linhas da carroceria - movido a hidrogênio. A Toyota espera incentivar o investimento em carros movidos pelo elemento químico.
Ainda não há informações sobre sua autonomia, mas espera-se que seja superior à de muitos elétricos. Outro atrativo seria o porta-malas grande, algo que nem sempre está presente em carros movidos a hidrogênio devido ao depósito do hidrogênio ocupar muito espaço). A Toyota espera lançá-lo em 2015.
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FT-EV III
Em resumo, é a versão elétrica do compacto iQ. Ela já havia sido apresentada através de alguns conceitos, mas agora é possível constatar que o design está em um estágio praticamente definido, considerando a proximidade com outros carros EV da marca, como a Rav4, por exemplo.
O pequeno Toyota, que não deverá ficar com o nome acima, terá uma autonomia máxima de 105 km, menor que o Nissan LEAF, cuja autonomia é de 180 km, mas ainda assim suficiente para um carro urbano. Expectativas para a data do lançamento deverão ser reveladas em breve, mas, dada a evolução do modelo, espera-se que não demore tanto.
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Fun-vii
O conceito mais conceitual da lista de novidades da Toyota teve poucos detalhes revelados, apenas uma imagem apresentando sua principal novidade. Segundo a Toyota, o Fun-vii explora a proposta da marca para os veículos do futuro, onde estes estarão conectados com a sociedade. Isso é algo claro na imagem acima, onde um homem programa a aparência do carro através de seu celular, e a imagem do aparelho automaticamente é reproduzida em sua carroceria, aparentemente feita em um material transparente e coberto de luzes de LEDs. Você imagina um carro assim em sua rua? Vá se preparando, afinal, há dez anos atrás, ninguém cogitaria a Nissan lançando o LEAF…