A Fiat lança hoje (4), oficialmente, o novo Palio. A nova geração do hatch já havia sido apresentada na Grécia, em um evento reservado a concessionários, e flagrada por diversas vezes. O Palio 2012 chega custando a partir de R$ 30.990, na versão Attractive 1.0, chegando a custar até R$ 42.490 – sem opcionais –, no caso do Sporting 1.6 Dualogic. As mudanças, porém, não foram somente visuais, e prometem elevar o Palio a um novo patamar.
Desde o novo visual do “P” na traseira até a troca de marcha no volante, o Palio passou por uma revolução, deixando poucas semelhanças com aquele lançado em 1996 – talvez só o nome e a origem. A nova geração (a quinta até agora) foi desenhada na Itália, pelo Centro de Design Italiano da Fiat. O visual mescla vários modelos da marca, principalmente o Punto (em suas lanternas elevadas, como também ocorre no Uno) e o 500 (na grade frontal).
O design esportivo e moderno também está presente no interior, com um volante de três raios com a buzina em relevo, e detalhes que lembram a fibra de carbono. O painel, finalmente, é novo – e muito mais ergonômico. A linha que acompanha a parte de baixo do painel lembra o Uno, mas a lembrança do parentesco fica por ali, já que os materiais aparentemente são bem superiores, mesmo na versão Attractive.
A Fiat investiu também em “gentilezas”. Os brake-lights em LEDs são chamativos – embora a lanterna pudesse utilizar a mesma tecnologia, assim como a saudação chamada de “WelcomeMoving” pela Fiat. Ao girar a chave, os ponteiros do painel giram, gerando um efeito bem interessante. Ao ligar, o painel liga gradativamente, realizando o efeito contrário quando o motor é desligado.
Há também o rádio double DIN, já presente em concorrentes como o Sandero, podendo ser controlado no volante no caso do Palio. A acústica, segundo a Fiat, foi totalmente remapeada devido à nova carroceria. Outro detalhe interessante é a abertura do porta-malas. Para abrí-lo, basta apertar o logotipo traseiro da marca. A Fiat não deixou claro, mas é provável que o sistema funcione apenas com a chave na ignição, para evitar que qualquer pessoa tenha acesso ao carro.
A renovação está presente também nas medidas do novo Palio. A largura aumentou em 3,1 cm, acomapanhando outras mudanças na carroceria, como 6,0 cm a mais na altura, 2,8 cm no comprimento e 4,73 cm no entre-eixos. O porta-malas aumentou de 285 para 290 litros. Ou seja: o Palio cresceu em todas as dimensões, algo louvável em um segmento tomado por hatches conhecidos pelo espaço interno, como Fox e Sandero.
O Palio também aposta em tecnologias novas, como a possibilidade da troca de marchas atrás no volante, quando equipado com o câmbio automatizado Dualogic. Há também a inclusão dos sidebags, disponíveis outrora na geração 3, mas deixada de lado por algum motivo. Mesmo com tudo isso, será que o Palio inovou também no custo x benefício? Abaixo, você confere os equipamentos, versão por versão.
Attractive 1.0 (a partir de R$ 30.990)
Equipada apenas com o 1.0 Fire EVO, o mesmo que equipa o Novo Uno, a versão oferece de série direção hidráulica, “pneus verdes” (de baixa rolagem, semelhantes aos utilizados no Uno Economy), computador de bordo (incluindo avisos de manutenção e revisão), abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, iluminação no porta-malas, para-brisa degradê e entre outros equipamentos.
Entre os opcionais, estão o ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio dobule DIN com CD Player com duas configurações, volante de couro com comandos do rádio inclusos, airbags dianteiros, freios ABS com EBD, rodas de liga leve, faróis de neblina, chave canivete e entre outros.
Attractive 1.4 (a partir de R$ 34.290)
Talvez a mais atraente (perdoem o trocadilho), já vem com vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, logo Push (abertura do porta-malas elétrica), faróis de neblina, iluminação do porta-luvas, chave canivete e entre outros equipamentos. O motor é o 1.4 EVO, usado no Uno e no 500. Entre os principais opcionais, estão todos os opcionais listados no Attractive 1.0, com exceção dos que se tornam itens de série na Attractive 1.4.
Essence 1.6 (a partir de R$ 37.990)
A preço de JAC J3, oferece a mais o motor 1.6 e.torQ já usado no Palio anterior a partir da linha 2011, ar-condicionado, detalhes cromados, rodas de liga leve e banco do motorista com regulagem de altura. Fica devendo, portanto, o airbag duplo e os freios ABS presentes no rival chinês. Na Essence, torna-se possível acrescentar os sidebags dianteiros.
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Essence 1.6 Dualogic (a partir de R$ 40.490)
Acrescenta o câmbio automatizado Dualogic. Como opcional, além dos citados na Essence 1.6, estão a opção de troca de marchas atrás do volante e o cruise control (piloto automático).
Sporting 1.6 (a partir de R$ 39.990)
Com apelo esportivo, o Sporting aposta no diferencial estético, com spoilers, minissaias laterais, uma entrada de ar lateral “falsa”, faróis bi-parábola com máscara negra, inscrições “Sporting”, adesivos laterais, rodas de liga leve de 16” exclusivas para a versão e cores chamativas como o Amarelo Indianapolis, presente no Uno e no Punto Sporting. Internarmente, detalhes em vermelho estão nas maçanetas, cintos e altos-falantes dianteiros.
Como opcional, oferece airbag duplo, freios ABS com EBD, sidebags, rádio double DIN com duas configurações, sensor crepuscular, vidros elétricos traseiros, volante com comandos do rádio, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva.
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Sporting 1.6 Dualogic (R$ 42.490 sem os opcionais)
Além da inovação estética e da plataforma, o Palio herda também do Uno a ideia da personalização, que permite ao dono personalizar seu carro como bem quiser. Do lado de fora, estão os adesivos semelhantes ao do Uno, com uma temática também moderna. Por dentro, é possível acrescentar o acabamento com insertmolding, um tecnologia usada pela Fiat na Itália, que permite a reprodução de texturas, e detalhes como tecidos exclusivos, apoia-braços e bancos com regulagem de altura (para as versões que não contam com esse equipamento de série).
O Novo Palio, portanto, é uma revolução. Com tantos itens novos, a marca parece ter esquecido de reforçar ainda mais o custo x benefício, principalmente com a ausência do ar-condicionado entre os itens de série nas versões Attractive. Falta também a inclusão dos vidros elétricos traseiros no pacote de vidros elétricos (o opcional só é oferecido separadamente) e a opção de sidebags nas versões mais baratas. Falta também oferecer o airbag duplo como item de série, já oferecido no March, que é quase R$ 3 mil mais barato.
Mesmo com esses detalhes, a Fiat acertou no modelo, que promete recuperar as vendas do Palio e enfrentar outros modelos como o Sandero, Fox e o J3, que vêm vendendo bem. Há, porém, outra questão: a briga interna com o Uno, Punto e, por que não, com o 500. Isso já havia acontecido com o Palio quando o Uno foi lançado. Mas, mesmo com essa “desambiguação” na hora de comprar um compacto da Fiat, o Palio parece ter seus argumentos próprios. E preços, também.