A estratégia global One Ford deu mais uma cria. Se trata no novo Ford Escape. Ele mistura a identidade dos carros que irá substituir; é um SUV derivado do Focus, como o Kuga, mas no merecado norte-americano manterá o nome Escape, de outro SUV da marca. Mas isso é o de menos, afinal os dois serão substituídos pelo carros das fotos.
Ao que parece, o Ford Escape 2013 não passa de uma boa reestilização sobre o Kuga. As linhas vieram do conceito Vertrek, mas a semelhança com o Focus ficou mais evidente. As lanternas traseiras, aliás, lembram muito o Focus Sportbreak. Por dentro, o painel não engana. É o mesmo usado pela minivan C-Max, e isso é muito bom no que diz respeito a qualidade e elaboração, muito à frente do Kuga, que usa um painel pouco diferente do Focus.
No que diz respeito a motores, nos Estados Unidos haverá apenas motores a gasolina como uma versão atualizada do 2.5 disponível para o atual Escape aún a la venta com 168 cv, e os 1.6 e 2.0 EcoBoost com 173 e 237 cavalos respectivamente. Todos oferecerão um câmbio automático de seis velocidades e a opção de tração 4x4 (tração dianteira é standard).
Em matéria de tecnologia, o Escape contará com tela de LCD com alerta para economia de combustível, uso do sistema para abertura do porta-malas sem mãos – é só passar o pé sob o para-choque e um sistema de auxílio ao estacionar para vagas paralelas.