Enquanto a nova geração da picape RAM não chega – e a demora já é de quase dois anos – a Dodge lança no país a nova geração do único modelo que vende atualmente no País, o crossover Journey. Reestilizado no final do ano passado, ele chega com motor V6 e mais equipamentos para se distanciar do gêmeo Fiat Freemont, que conta com motor 2.4 de quatro cilindros.
Além dos logotipos Fiat, o Freemont se difere do Journey pela grade dianteira e pelas rodas. E só. Mas em relação ao antigo Journey, este novo tem nova grade dianteira e para-choques, além de lanternas com LEDs. O interior nem parece do mesmo carro, com belas formas e acabamento muito melhor.
Na parte técnica a Dodge foi mais além; substituiu o antigo propulsor V6 de 2.7 litros e 185 cv pelo moderno Pentastar V6 de 3.6 litros e 280 cv, que já equipa, por exemplo, o Jeep Grand Cherokee. Agora a suspensão é independente nas quatro rodas, em substituição à dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo Multilink.
O novo motor parece dar conta dos 1.721 kg do Journey. Agora o crossover vai de zero a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 208 km/h. A fabricante anuncia o consumo de 6,7 km/L em ciclo urbano e 12,8 km/L em cicrlo rodoviário.
Para não canibalizar as vendas do Freemont, o Journey deixa de vir na versão SE (que vinha até com calotas). Importado do México, agora ele chega apenas nas versões SXT (R$ 97.500) e R/T (R$ 107.900). Os preços não aumentaram, pelo contrário: o SXT está R$ 2.400 mais barato.
Equipamentos das versões:
SXT
- Air bags frontais, laterais nos bancos dianteiros (tipo cabeça e tórax) e laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos
- Apoios de cabeça dianteiros ativos
- Ar-condicionado com controle de temperatura automático de três quadrantes
- Bancos revestidos de couro
- Bancos da 2ª fileira rebatíveis, bipartidos (1/3 e 2/3) reclináveis e com assentos infantis embutidos
- Banco do motorista com regulagem elétrica em 6 direções
- Bancos da 3ª fileira bipartidos, rebatíveis e reclináveis
- Bancos dianteiros aquecidos
- Computador de bordo programável (EVIC) com medição de temperatura externa e bússola digital
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
- Faróis dianteiros de neblina
- Freios a disco nas 4 rodas com ABS
- Luz de monitoramento de pressão dos pneus
- Controle eletrônico de estabilidade com controle de tração e sensores anticapotamento e de oscilação de reboque
- Para-brisa com película de proteção solar
- Rack de teto com trilhos laterais pretos
- Rodas de alumínio de 17”
- Sistema de som MyGIG com tela de LCD sensível ao toque e HD interno
- Sistema de entrada fácil Tilt’n Slide® para acesso aos assentos da 3ª fileira
- Sistema Bluetooth Uconnect com comando de voz
- Volante revestido de couro com controles integrados de aúdio e do controlador de velocidade
R/T (acrescenta aos itens do SXT)
- Acabamento cromado nas maçanetas externas e trilhos laterais do rack de teto
- Rodas de alumínio de 19”
- Sistema de áudio premium com 6 alto-falantes e subwoofer da marca Alpine
- Teto solar elétrico