A Ferrari lançou oficialmente a FF no Brasil hoje (25). O nome – não confundir com o #FollowFriday do Twitter – refere-se à expressão Ferrari Four (“Ferrari Quatro”, em português) em alusão ao fato do cupê ser o primeiro modelo de quatro passageiros a ser em produzido em série pela marca, além também contar com a tração integral entre a lista de itens pioneiros.
O preço suposto pela marca era de R$ 2,7 milhões, antes da alta do dólar iniciada há alguns meses e do aumento do IPI sobre os importados. Por isso, a FF deverá custar cerca de R$ 3 milhões, mais cara que um Aventador (cujo preço é R$ 2,6 milhões, provavelmente sem contar com o aumento do IPI).
As primeiras unidades poderão apenas ser encomendadas pois, conforme adiantado há alguns meses, todas as unidades da FF que seriam produzidas até dezembro foram vendidas. Com isso, os compradores poderão receber as primeiras unidades somente no ano que vem – mas, para quem esperou até agora, certamente será mais fácil.
Com um motor 6.2 V12 de 660 cavalos e uma transmissão utilizada na F1, que usa um sistema de dupla embreagem que agiliza as trocas de marchas, a FF chega a 335 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 3,7 segundos, enquanto o Aventador, por exemplo, chega em 2,9 segundos. Mesmo assim, o preço um pouco maior pode ser justificado pela diferenciação da FF – e seu design à la – ou, como os italianos dizem, a tittolo di - 458 Italia.