Após um final de semana de adiantamentos, o Ford Fusion 2013 se apresenta ao mundo como um carro completamente novo. O porte foi mantido, assim como o motor 2.5 aspirado de 173 cavalos, mas agora passa a adotar a última evolução da linguagem de design kinetic e motores da família EcoBoost mais eficiente. Tudo para ser global.
Fusion nas américas, Mondeo na Europa. O mesmo modelo passará também a servir ao velho continente, com poucas modificações (leia-se novos faróis, rodas, cores, equipamentos e um motor diesel, claro), afinal, o design está muito mais próximo do Mondeo. O interior sóbrio lembra muito mais o usado hoje pelo Fusion. Mas o que importa é que ele chegará ao Brasil no final deste ano do modo mostrado hoje.
Uma boa novidade é que o modelo está mais eficiente. O motor 2.5 continua como a versão de entrada, seguido por um 1.6 EcoBoost de 179 cavalos e um 2.0 EcoBoost de 237 cavalos que substitui o 3.0 V6. Esta é, inclusive, a única versão disponível com tração integral. Estão disponíveis transmissões automática e manual, ambas de seis velocidade.
Agora o Fusion Hybrid utiliza um 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson (que preza pela eficiência ao invés da potência) que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico. Com 185 cv de potência total e câmbio automático CVT ele pode rodar até 100 quilômetros apenas em modo elétrico, e tem consumo médio de 18,7 km/l. Há ainda a versão Energi, cujas baterias podem ser recarregadas em tomada doméstica.