13 de mar. de 2012

BMW pode desistir de fábrica no Brasil

BMW-3-Series_2012_1280x960_wallpaper_01
A BMW declarou esta sexta-feira (13) que poderá cancelar seus planos de instalar uma fábrica no Brasil, caso interprete que o negócio não será lucrativo, por causa das novas medidas impostas pelo governo sobre os veículos importados. A queda nas vendas da fabricante nos dois primeiros meses deste ano já a colocaram em alerta.

"Não iremos ao Brasil para termos prejuízo", disse diretor de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, a jornalistas durante reunião anual do grupo. Segundo fontes ligadas à agência Reuters, o aumento do IPI para carros importados em 30 pontos percentuais teria derrubado as vendas diretas (da fábrica para as concessionárias) para 70 unidades em janeiro e menos de 200 em fevereiro. Em emplacamentos, as vendas de janeiro e fevereiro somam apenas 513 carros. Em 2011 a BMW emplacou 12.074 unidades no Brasil.

A BMW vinha negociando com cidades de São Paulo e Santa Catarina para a instalação de sua linha de montagem, e a decisão seria dada este mês. Agora o futuro deste projeto segue indefinido.

Fonte | Reuters