A Volkswagen precisará de mais espaço para produzir seu novo compacto derivado do Up! quatro portas, e cogitava construir uma nova fábrica no Porto de Suape, em Pernambuco. Mas, em vez disso optou pela ampliação da planta de Taubaté (SP).
Era isso que o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté queria, e propôs à fabricante. Na manhã de hoje os trabalhadores da Volkswagen aprovaram em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira o acordo que viabiliza novos investimentos. Mas também contempla mecanismos de moderação no crescimento de custos de pessoal e estabelece medidas de flexibilidade e produtividade.
De acordo com as garantias negociadas na proposta, a fábrica de Taubaté se tornará até 2016, a maior unidade da Volkswagen na América Latina, com um volume de produção de 1.900 carros por dia. Até 2016 ano ela terá investido R$ 8,7 bilhões no Brasil.
Inaugurada em 1976 para fabricar apenas peças injetadas, estampadas e de tapeçaria, a unidade de Taubaté começou a produzir automóveis em 1978, com o Passat, mas apenas como treinamento, em série apenas começou com o Gol, em 1980. Hoje de lá saem Gol G5 e Voyage. A capacidade atual é de 1.000 carros/dia.
Com informações de AutoData, Reuters