Fui convencido por um amigo a ir lanchar por um caminho diferente do usual, relutei mas fui. E nada é por acaso. Não fosse isso não teria avistado o Fiat Grand Siena, e pela dica do ajudante do caminhão, também ter podido conhecer o modelo já no show-room da concessionária, aberto, pronto para receber os interessados. O lançamento está marcado para o próximo dia 23, com preços que deverão partir dos R$ 39 mil.
Apesar do nome “Grand Siena”, ele não chega a ser acima do normal como Cobalt e Versa. São 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,51 m de altura, algo semelhante ao Palio, mas o que importa é o entreeixos; são 2,51 m que representam ganho de 9 cm sobre o Palio e 12 cm sobre o Siena EL/Fire, e a sorte de quem viaja atrás.
Como dono de Siena, foi fácil notar como o modelo evoluiu. O ganho em espaço interno e a e a drástica melhora da ergonomia, a exemplo do Palio são dois bons exemplos. O painel seria igual ao do Palio, não fosse a parte superior diferente – remetendo um pouco ao Marea – e os apliques cromados e de plástico black piano. Ao volante pude notar que o encosto de braço entre os bancos irá atrapalhar até mesmo quem resolver fazer trocas manuais no câmbio Dualogic…
Com o banco do carona de forma confortável para mim, sentei-me imediatamente atrás. Mesmo com 1,85m, meus joelhos ficaram a 3 dedos do encosto, algo impossível até agora em um Siena, tão impossível quanto viajar no banco traseiro sem que minha cabeça raspasse. Isso acabou. Os bancos traseiros não são tão bonitos quanto os dianteiros, mas são confortáveis. Vale ressaltar que há porta-óculos no teto para o motorista, enquanto o passageiro de trás conta com luz de leitura própria.
O porta-malas se abre ao pressionar do logotipo da Fiat, e reserva o bom espaço de 520 litros (ganho de 10L).
Como adiantou meu amigo Marlos Vidal, do Autos Segredos, a versão Attractive 1.4, que conta com motor 1.4 EVO Flex que gera até 88 cv e 12,5 kgfm de torque, terá kit HSD (airbag e ABS) de série, assim como chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, logo push, My Car Fiat, rodas de aço com calotas, pneus 185/65 R14, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e volante com regulagem de altura. Com preço inicial que irá beirar os R$ 39.000, ar-condicionado será opcional, bem como outros itens de conforto.
A versão Essence, como a da foto, é equipada com o motor E.torQ 1.6 16V (117 cv e 16,8 Kgfm de torque com etanol) e conta ainda com faróis de neblina, logo push, My Car Fiat, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, frisos laterais cromados, HSD (airbag e ABS), luzes dianteiras de leitura com spot. O preço aproximado para essa versão é de R$ 42.600. Já a Essence Dualogic, como a das fotos, terá valores na casa dos R$ 45.000, já com piloto automático.
O Grand Siena Tetrafuel 1.4 EVO (88cv com etanol e 75cv com GNV) contará com banco traseiro rebatível, chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, logo push, My Car Fiat, rodas de aço com calotas, pneus 185/65 R14, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, luzes dianteiras de leitura com spot e Kit HSD (airbag e ABS). Apesar de mais fraco, esta versão poderá custar R$ 47 mil segundo nossos amigos.
Fotos | Henrique Rodriguez