Hatch, após duas gerações como monovolume, o Mercedes Classe A tem um novo foco, um novo público. Chega de mães e pessoas que procuram espaço interno e equipamentos num carro compacto, agora o foco está nos jovens, os mesmos que compram o BMW Série 1 e Audi A3. A exemplo dos concorrentes o Classe A terá uma versão esportiva, com direito a logotipo AMG estampado na traseira e tudo mais.
Motor a gasolina turbo com injeção direta e 350 cavalos, tração integral com controle eletrônico da distribuição do torque nas quatro rodas e câmbio sequencial de sete velocidades serão as credenciais do Classe A AMG. Promissor, não?
As especificações que remetem a um Lancer Evolution ou Subaru WRX STI prometem apagar o passado enfadonho do nome “Classe A” para tornar sinônimo de um esportivo moderno e potente quando associado à marca AMG, a ponto de divertir tanto o motorista quanto um BMW Série 1 M Coupé, 135i ou um Audi RS3. Pena que o embate entre eles poderá demorar um pouco, talvez um ano mais. Os preços poderão superar os 45 mil euros (cerca de R$ 104 mil).