Rebadge é o termo aplicado ao ato de se vender um mesmo produto com outro nome e marca. Com automóveis isso normalmente acontece em diferentes mercados - Fiat Freemont e Dodge Journey provam que isso nem sempre acontece. A Renault transformar o sul-coreano Samsung SM7 no Renault Talisman para iniciar suas operações na China.
Desde 2000 a Renault é proprietária de 70% da divisão automotiva da Samsung, e já se aproveitou dos carros da marca para “criar” os recentes Renault Safrane, Koleos e Fluence. Para o Salão de Pequim, que acontece em abril, a Renault reserva a apresentação do Talisman, com o qual pretende disputar o bensucedido mercado de carros de luxo chinês e reforçar sua imagem por lá.
Na Coréia do Sul, o SM7 é oferecido com dois motores Nissan – com quem a Renault possui uma aliança –, um V6 2,5-litros que gera 190 cv e 24,3 kgfm de torque e 3,5-litros que produz 258 cv e 33 kgfm de torque.
Em 2009 a Renault tentou comercializar os modelos Laguna, Scénic, Mégane e Mégane Coupe-Cabriolet na China, mas a Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Quarentena da China proibiu. O motivo: apesar de terem recebido nota máxima no EuroNcap, declarou-se que eles tinham “repetidos problemas que não se enquadram nos padrões obrigatórios técnicos, e traziam sérios riscos”. Vale lembrar que faz um certo tempo que a Renault vem tendo problemas de espionagem industrial com os chineses.
Com informações do Carscoop