A nova geração do Audi S3 chega agora para ser o mais agressivo da história, com 300 cavalos de potência. Como já é tradicional, além as mudanças na parte mecânica, o visual recebe cuidados especiais para transmitir a mesma agressividade encontrada sob o capô.
O motor é o 2.0 TFSI, remodelado, com turbina de até 1,2 bar, e gerando 300 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque entre 1.800 e 5.500 rpm. Os bons valores de potência e torque não refletem em um consumo excessivo, pelo contrário, com câmbio manual o carro tem consumo de 14,5 km/l e de 14,2 km/l na opção automática.
Parte da “culpa” pelo consumo razoável é da injeção, que combina direta FSI com indireta, totalizando oito bicos injetores, mantendo a câmara de combustão sempre bem abastecida. Este sistema de injeção também é utilizado no novo motor 1.8 TFSI da marca.
A carroceria possui 1.395 kg, 60 kg mais leve que a geração anterior. Uma conta rápida e temos o valor de 4.65 kg que cada cavalo terá que mover. Vale lembrar que acima do S3 encontramos o RS3, atualmente com 340 cv, mas que terá potência ampliada em sua nova geração, para abrir distância do S3.
A transmissão pode ser feita por uma caixa manual de seis velocidades ou automática S-Tronic. A suspensão é 25 mm rebaixada em relação ao A3, além de ser mais firme, entretanto possui, opcionalmente, ajuste de rigidez. É a mesma suspensão S-line que pode equipar o A3.
Para arrancar o carro possuir o lauch control, que faz o modelo arrancar o mais rápido possível, grudando os pneus 225/40 R18 no chão e aceleração até os 100 km/h em 5,1s com câmbio manual e 5,4s com a S-tronic. A velocidade máxima fica limitada em 250 km/h.
Visualmente o carro recebe mudanças na grade, pintada de cinza, para-choques, com novas entradas de ar, lanternas traseiras, totalmente de LED, para choques traseiro, com quatro saídas de escape, uma para cada cilindro, entre outros detalhes.
O interior possui tons escuros e detalhes prateados e na cor vermelha. Os destaques ficam com o volante, de couro e com base achatada, e com o marcador da pressão de turbo no painel, no lugar do mostrador de pressão do líquido de arrefecimento. Bancos de couro e a letra S em alguns lugares completam a receita.
A lista de equipamento é mais completa que a do S3, tanto de série quanto a de opcionais. Entre eles encontramos alto-falantes da Bang & Olufsen, sistema que para o carro automaticamente em velocidades inferiores a 30 km/h, alerta de mudança involuntária de faixa, entre outros.