Criado para mercados emergentes, o Toyota Etios já está no mercado indiano há um ano, e desde maio é também exportado para a África do Sul, onde já está no top 10 em vendas. A partir do dia 28 de setembro, quando começa a ser vendido no Brasil, o compacto terá pela frente a dura tarefa de conquistar o consumidor de um segmento cada vez disputado. Com preços que variam de R$ 29.990 a R$ 44.690, o modelo tem como meta ter 70 mil unidades (hatch e sedã) vendidas por ano.
Produzido na recém-inaugurada fábrica da Toyota em Sorocaba nas versões hatch e sedã, o Toyota Etios é declaradamente um low-cost, um carro de baixo custo, embora não seja bem isso que se vê (confira tabela de preços abaixo). A Toyota ao menos promete um carro econômico e de baixo custo de manutenção; até os 60.000 km deve consumir R$ 1.635 somadas todas as visitas a oficina, inclusa a mão-de-obra.
Nota-se de pronto as formas externas simples do modelo, que talvez fossem consideradas modernas 10 ou 15 anos atrás. O interior é tão simples quanto, com predominância de plásticos e alguns parafusos aparentes, e tem como peculiaridade o quadro de instrumentos central, no melhor estilo “ame-o ou odeie-o”. Ao menos o interior é amplo, assim como o porta-malas do Etios sedã, que comporta 562 litros. Já o hatch fica nos modestos 263 litros.
São duas as opções de motorização: 1.3 de 90 cv e 11,9 kgfm de torque e 1.5 de 96,5 cv e 13,8 kgfm, ambos 16 válvulas, flex e com os números máximos alcançados sempre aos 3.100 rpm, o que é bom e compensa os números inferiores aos concorrentes. Eles estão sempre associados à transmissão manual de 5 marchas. O Etios hatch pode ser equipado com os dois propulsores, sendo que o três volumes é impulsionada apenas pelo 1.5.
O Toyota Etios será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, que custa R$ 29.990 e disponível apenas para o hatch, o modelo tem motor 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivela mento do cinto de segurança e abertura de portas. Na versão X, com o mesmo motor, agrega coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.
O modelo XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas. A versão XLS vem equipada com motor 1.5L e componentes adicionais à versão XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Preços do Toyota Etios 2013
Hatch
- 1.3: R$ 29.990
- X 1.3: R$ 33.490
- X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190
- XS 1.3: R$ 38.790
- XLS 1.5: R$ 42.790
Sedã (motor 1.5)
- X 1.5: R$ 36.190
- X com ar-condicionado 1.5: R$ 38.890
- XS 1.5: R$ 41.490
- XLS 1.5: R$ 44.690