Apesar de sua produção já ter iniciado na Coreia do Sul, o Chevrolet Trax aparece pela primeira vez em público no Salão de Paris. No entanto, apesar de já ter sido flagrado rodando em testes no Brasil, o Trax ainda não tem lançamento no Brasil confirmado, pois a GM ainda não decidiu se o fabricará no México.
“É um modelo que nos interessa, mas ainda não se sabe se será produzido no México. E isso também depende do novo regime automotivo, pois hoje temos uma cota muito pequena, onde trazemos o Captiva”, disse o presidente da Chevrolet do Brasil, Marcos Munhoz, à Autoesporte. Ao ser questionado sobre a importação do Trax da Coreia do Sul Munhoz respondeu que “Ficaria muito caro e sem qualquer chance de competitividade”.
A declaração do executivo é no mínimo curiosa. O Chevrolet Trax é baseado na mesma plataforma do Sonic, que por sua vez chega ao Brasil importado da Coreia do Sul com preços pouco acima do mexicano Ford Fiesta. Sem contar que a produção de unidades pré-série do Sonic no México já teve início, e até o final do ano a produção em série terá começado. O Trax aproveitaria da mesma linha de montagem.
Ao que tudo indica, à partir do início de 2013 o Chevrolet Sonic vendido no Brasil será mexicano.