Aqui está o sétimo modelo da família Mini, o Paceman. Basicamente é um Countryman em versão três portas e com quatro lugares. No mês de março de 2013 o Paceman começa a chegar às concessionárias europeias, com quatro opções de motores, que detalharemos mais abaixo.
As mudanças para o Countryman vão além de um simples encurtamento. A suspensão foi ajustada para oferecer um comportamento mais esportivo ao carro e mesmo que o cliente queira, não poderá ter o modelo em versão para cinco ocupantes.
Visualmente o modelo também está mais esportivo, já que é um hatch com aspectos de coupé, já o Countryman lembra um veículo familiar, com bom espaço para bagagens e traseira “reta”. As novas lanternas traseiras, posicionadas na horizontal, são outro destaque da parte posterior.
A lista de equipamentos de série inclui airbags frontais e laterais, espelhos elétricos, volante de couro multifuncional (nas versões S e SD), entre outros. Opcionalmente pode ser equipado com faróis de xênon, teto solar de cristal, sistema de navegação, sensor de chuva, acentos aquecíveis, faróis de neblina, entre outros.
As rodas são de 16 ou 17 polegadas, dependendo da versão, e opcionalmente podem ser de 18 ou até 19 polegadas. A lista de cores possui oito opções, já o teto, além de poder ter a mesma cor do restante da carroceria, pode ser pintado de branco ou de preto.
A princípio o carro será vendido em quatro versões, duas com motor a gasolina: Cooper Paceman e Cooper S Paceman, e duas com motorização diesel: Cooper D Paceman e Cooper SD Paceman. Futuramente uma versão John Cooper Works, mais potente, deverá aparecer. Confira os detalhes de cada versão:
Mini Cooper Paceman: A versão de entrada possui motor 1.6 de 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,3 kgfm com 4.250 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 10,4 s e chega aos 184 km/h. O consumo médio é de 16,6 km/l. Com transmissão automática os valores são de 11,5s, 184 km/h e 13,8, respectivamente.
Mini Cooper S Paceman: A versão mais potente leva motor 1.6 turbo com injeção direta de 184 cv a 5.500 giros e 24,4 kgfm a 1.600 rpm. Com Overboost o torque vai para 26,5 kgfm. Com a caixa manual vai de 0 a 100 km/h em 7,5 s, atinge 217 km/h e tem consumo médio de 16,3 km/l. Os números vão, respectivamente, para 7,8 s, 212 km/h e 14 km/l, com caixa automática.
Mini Cooper D Paceman: O 1.6 diesel possui turbo de geometria variável, Common Rail, 112 cv a 4.000 rpm e 27,5 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, com velocidade máxima de 187 km/h. O consumo médio é de 22,7 km/l. Com transmissão automática os números são de 11,2 s, 182 km/h e 17,8 km/l, respectivamente.
Mini Cooper SD Paceman: Motor 2.0 de 143 cv a 4 mil giros, 31,1 kgfm com 1.750 rpm, vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos com máxima de 200 km/h e consumo médio de 21,7 km/l. Com câmbio automático os números são: 9,4 s, 197 km/h e 17,5 km/l.