30 de dez. de 2012

Os risos da Audi

Por Thiago Ramos

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Nos mais diversos bate-papos do país "rs" remete-se a `risos`. A Audi depreende como rápido e safo. É o jeito alemão de expressar esportividade. A relação do símbolo da generosa grade de ventilação da série RS não só comunica-se pelo conteúdo. É curioso notar a mistura dos sorrisos ao perceber-se seu desfile a linha da Audi por uma das felizardas vias-passarelas do Brasil.

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O RS3 é lindo. Citar que o carro possui um sistema regenerativo de recuperação de energia quando o mesmo desacelera é banal. Insinuar o sistema eletrônico de estabilidade idem. Os bancos (semi-conchas, logicamente) são excelentemente acabados em costura vermelha. Do que resta é a ecologia: emissão de 212g de dióxido de carbono por km rodado. Por mais, é uma linda caixa de 2.5L TFSI com 5 cilindros. Na balança ele fica pelos 1650kg.
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Impressiona mesmo: 0-100km/h em 4,6 segundos e 450 Nm de torque com 340cv de potência é de mostrar os dentes de orelha a orelha. Com tração Quattro e velocidade máxima de 250km/h (limitada eletronicamente, é claro), o Sportback da  Audi conseguiu bem - muito bem - representar a Alemanha e as suas quatro argolas emaranhadas.
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Sobre o cupê RS5: é bem violento. 450cv a 8200rpm e torque de quase 44 kgfm a 4000 rpm surgem de um V8 4.2L 32V. Magnífico. São 1800kg. Entretanto o foco é conforto. O conforto e agilidade, corrigindo. De forma eletrônica o RS é neutralizado nos 280km/h. Vai da inércia aos 100 do velocímetro em 4,6 segundos. Números esses bem similares ao do seu irmão menor. Porém não se subestima uma genuína Top Audi série 5 em comparação direta com o caçula.
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O RS5 drasticamente aumenta a facilidade em condução com seu sistema de gerenciamento “Audi Dynamic Ride Control”. É possível ajustar transmissão, direção, suspensão e até a resposta do acelerador! Itens de segurança também são estimados. O Airbag de Cortina, o ESP, o ABS, o controle de cruzeiro, o indicador de pressão dos pneus e o freio de estacionamento eletromecânico são meros exemplos dos mimos germânicos. Em conjunto, por fim, esses equipamentos produzem verdadeiros milagres em alta velocidade. Tanto em salvamento de vidas, quanto em dirigibilidade.
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Quando duas letras se repetem em forma de cruz logo minha memória acusa: TT. Audi TT 2.0 Turbo. Agora imagine o Roadster em uma curva. La no alto do desfiladeiro. Mas seguro. Montanhas todas esverdeadas do capim fresco. Apenas a companhia do brisa enquanto escolhe-se sem pressa uma estação preferida do radio.

Essa é a risada que brota da boca sem querer. Esse é o Audi TT RS 2.5 turbocharged TFSI. São 340 cavalos no total e com torque máximo de 45,88 kgfm já disponíveis a partir de 1.600 rpm. A agulha do ponteiro de velocidade toca a centena na faixa dos 4,3 segundos. A velocidade máxima, como era de  se supor ,é travada eletronicamente na casa dos 250km/h. Fora isso a novidade do modelo é a construção grande parte da beldade ser feita em alumínio e chapa de aço para atingir os incríveis míseros 4,5kg/cv do esportivo.

Por mais, a suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros, e o "Audi Magnetic Ride" modifica os amortecedores, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, como informa a montadora. Interessante.

Em um apanhado de felicidade, risos e sorrisos, o RS3 tem o custo em torno de 298.000,00 reais. Já o RS5 pelos uns 435.000,00 reais. E, para arrematar todas as graças e sacudir-me em simples e mero admirador das obras germânicas: 419.000,00 reais é a importância monetária cobrada pela dupla de 'T`' que tanto habita meus sonhos. Isso, de verdade, não foi nada feliz.
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Os valores me obrigam a pensar que, um tão humilde A1 daria me a chance de suprir quase todo esse recado. Pois perambular por esses vai e vem onde motoristas agridem-se, colidem com frequência e muito cortam-se um aos outros pela pressa. Finda-se em resultar na marcação de 0-20km/h no mesmo engarrafamento que outros Audi`s, BMW`s ou Mercedes poderiam estar.

Um Sport de motor 1.4 TFSI muito faria bem ao gosto. 185cv transbordando poder. Ele não poupa torque logo em suas duas mil rotações. Tem o turbo, o compressor. Sorrateiro. Entretanto não atrasa em obedecer ao sinal do acelerador. Colamos no banco, sim! 

O Audi A1 Spot tem status e força. Sangue alemão. Todavia nesse caso, apesar de todos os seus números e gentilezas do destino, seu preço é palatável. São aparentes grandes 109.900 reais que encolhem-se quando deparamo-nos com o ESP. Que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) com um sistema de vetorização de torque, que visa melhorar a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.
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Há ainda air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.

As rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40). O arco da pintura, na cor do veículo. Os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo. Os faróis bixenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira. Os faróis têm ajuste automático de altura, o para-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.

Para a última carta da mesa: os dados acima expostos são de um carrinho portador de uma aceleração de 0 a 100km/h de 6,9 segundos.  A  velocidade máxima é de 227 km/h e o máximo torque é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.

Em uma breve análise pessoal, aceito que, mesmo quando não me permitem trocadilhos sobre risadas (rs) e Racing Sport (RS), a Audi consegue me obrigar a apresentar meu singelo esboço de graça de canto de boca em um simples modelo de entrada de sua linha de produção.