Crise econômica inviabilizou a produção do superesportivo
Ontem um boato, hoje oficial: o Jaguar C-X75 foi oficialmente cancelado pela fabricante britânica. A culpa seria da atual crise econômica global, que teria inviabilizado levar o conceito apresentado em 2011 às linhas de montagem. Ele teria tudo para ser o superesportivo mais marcante da década.
A decisão foi confirmada pelo diretor global da marca, Adrian Hallmark, que também disse que, apesar disso, a Jaguar vai desenvolver cinco protótipos dele até maio. Um será mantido pela empresa para demonstrações, outro logo será enviado para o museu da marca, enquanto os outros três serão vendidos em leilão.
Foi em maio de 2011 que a Jaguar anunciou que o C-X75 seria produzido. Na ocasião a fabricante britânica havia definido que o modelo teria de emitir no máximo 99 gramas de CO2 por km rodado e, ainda assim, chegar aos 100km/h em menos de 3 segundos, com máxima em 325km/h. Para isso a carroceria será feita em fibra de carbono e o sistema motriz do conceito seria mantido.
Complexo, o superesportivo contaria com 4 motores elétricos de 195cv, um em cada roda! 780cv de potência e torque máximo de 160kgfm no total. Suas baterias lhe garantiam autonomia de 110km, que poderia ser estendida a 900km graças a duas micro-turbinas montadas atrás do habitáculo, movidas a diesel ou gás natural.