Após a apresentação do Ford Fusion era só questão de tempo para que as informações e imagens de seu irmão europeu -o Mondeo- fossem divulgadas pela montadora americana, e isso acaba de acontecer. Os dois modelos são praticamente idênticos, sendo as diferenças externas alguns detalhes nas lanternas, faróis, rodas de liga-leve e para-choques. Internamente existem outras diferenças, não visuais, mas a nível de equipamentos. O início da comercialização deve ocorrer antes do segundo trimestre de 2013.
Entre os propulsores, o menor será um 1.6 Ti-VCT de 125 cv, seguido de um 1.6i Turbo Ecoboost de 180 cv e um 2.0i Turbo Ecoboost de 240 cv, a opção mais potente que será oferecida. Com relação aos blocos a diesel, espera-se que o conhecido 2.0 TDCI passe por modificações para melhorar consumo e emissão e seja então oferecido para o Mondeo.
Algum tempo após a chegada do modelo às ruas a opção híbrida será comercializada, combinando um motor a gasolina ciclo Atkinson com um elétrico, desenvolvendo uma potência de 185 cv, acoplados com transmissão CVT. As baterias para o bloco elétrico são de lítio. Em mais algumas semanas a Ford deve revelar mais informações a respeito deste sedan, que será mostrado ao público no próximo Salão de Genebra, em março.