Quem está de olho em modelos que concentram design e equipamentos em dimensões menores, como A1, Mini Cooper, Hyundai Veloster e Volvo C30, agora terá mais uma opção. Se trata do Citroën DS3, primeiro integrante da linha premium da Citroën – à qual se integrarão DS4 e DS5 –, que chega após alguns adiamentos por por R$ 79.900, trazendo visual atraente, bom conjunto mecânico, pacote de equipamentos bem recheado e diversas opções de personalização.
Derivado da plataforma do novo C3, o DS3 tem 3,95 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,48 m de altura, e seu em porta-malas a capacidade é de 280 litros, como num Gol, por exemplo. Nada mal para um compacto que está equipado com um motor 1.6 16V THP (Turbo High Pressure) que gera 165 cv e 24,5 kgfm de torque máximo (1.400 rpm), sempre acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. A força pode ser aumentada pelo sistema Overboost, que aumenta a pressão do turbo, e está disponível em terceira, quarta, quinta e sexta marchas. A direção é eletricamente assistida.
Entre os equipamentos se série estão ar condicionado digital, sistema de som com seis alto-falantes e entrada para iPod, Bluetooth e comandos no volante controle de estabilidade (ESP) freio ABS com REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de emergência), seis airbags, faróis com acionamento automático, sistema Isofix, controlador de velocidade (piloto automático) e rodas de liga leve aro 17. Bancos em couro é um opcional de R$ 2.900.
As especificações técnicas são interessantes, mas o visual também. Ousado de nascença, o DS3 ainda tem à disposição pacotes de personalização. As combinações de cores para carroceria são 8: Blanc Banquise (branco), Rouge Aden (vermelho) e Jaune Pégase (amarelo), além das metalizadas Noir Obsidien (preto), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelho), que podem vir com teto branco ou preto. Ainda assim, há 7 temas de personalização dos adesivos de teto (Plane, Onde, Map, Tribe e as faixas Natural, French Touch e Furtif) e ainda há quatro opções de cores para os centros das rodas (preto, amarelo, vermelho e branco). O painel ainda possui cinco opções de cores para seu centro.
Fonte | Citroën