Bem equipado, o Sonic desembarca diretamente da Coreia do Sul é a aposta da GM entre os Compactos Premium
A Chevrolet enfim estreou em um nicho, até então, desconhecido para a marca. E a sua aposta no segmento é o Sonic, que chega nas carrocerias hatch e sedã. O nome desperta um frisson nos fãs do jogo do ouriço homônimo, mas o compacto não tem relações com o game. A única semelhança – mesmo que de longe – com o personagem seria o tom azulado tão destacado na versão hatch.
Com design agressivo e bons equipamentos, a Chevrolet deseja roubar a clientela de Volkswagen Polo, Fiat Punto, Ford New Fiesta e Citroën C3. Em dimensões, tanto hatch como sedã possuem algumas das medidas iguais. São elas o entre eixos, com 2.52 m; a largura com 1.73 m e a altura, com 1.51 m. A diferença, mesmo, está no comprimento. O hatch conta com 4.03 m contra 4.39 m do sedã. Consequentemente, estas medidas influem nas medidas do porta-malas, que comporta 265 litros no hatch e 477 no sedã. Apesar do acréscimo do terceiro volume, o hatch é apenas 21 kg mais leve. Na versão LTZ, são 1.150 kg no hatch, contra 1.171 no sedã.
O responsável por mover o Sonic é um bloco totalmente novo, que segue a linha do 1.8 do irmão maior Cruze. O 1.6 16v Ecotec, que equipa o compacto, pode chegar aos 120 cavalos – quanto abastecido com etanol. Quando movido à gasolina, são 116 cv aferidos, sempre à 6.000 rpm. O torque máximo é de 16,3 mkgf à 4.000 rpm quando alimentado por etanol e 15,8 mkgf quando movido por gasolina, nas mesmas rotações. O bloco conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape. A marca promete menos emissões e mais eficiência, já que 90% do torque já está disponível a partir das 2.200 rpm.
As opções de câmbio são duas: uma manual de 5 velocidades e uma automática de 6 marchas com modo sequencial. O câmbio se adapta ao estilo do motorista e conta com um sensor de inclinação: nas descidas, diminui-se uma marcha a fim de usar o freio motor. Tudo de maneira automática, sem nenhum tipo de ação do motorista. Nas subidas, evita-se a troca desnecessária de marchas.
O Sonic será comercializado nas versões LT e LTZ, em ambas as carrocerias. E, desde a LT, já vem equipado com ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. A topo de linha, LTZ, acrescenta acrescenta sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Esta versão ainda oferece, como itens opcionais o câmbio automático de seis marchas, piloto automático e o revestimento dos bancos em couro.
Serão 6 opções de cores para o Sonic: vermelho flame, azul boracay (somente no hatch), cinza urban, prata switchblade, preto carbon flash (todas metálicas) e branco summit (sólida).
Preços
- Chevrolet Sonic LT hatch: R$ 46.200
- Chevrolet Sonic LTZ hatch: R$ 48.700
- Chevrolet Sonic LT sedã: R$ 49.100
- Chevrolet Sonic LTZ sedã: R$ 51.500
- Chevrolet Sonic LTZ A/T hatch: R$ 53.600
- Chevrolet Sonic LTZ A/T sedã: R$ 56.100
Galeria
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Fotos | Chevrolet/Divulgação