A Renault tenta resgatar aos poucos o nome Alpine. Após aparecer em versões esportivas de seus modelos, o nome é resgatado pelo Renault Alpine A110-50, conceito de superesportivo que comemora o 50º aniversário do Alpine 110 Berlinette, esportivo que se deu bem no Rali de Monte Carlo, entre o final da década de 60 e o início da década de 70. Ele será exposto no GP de Mônaco de Fórmula 1 neste final de semana.
As linhas são inspiradas no conceito DeZir, assinado pelo designer Laurens van der Acker, que esteve presente no Salão de Paris de 2010, mas com detalhes que tentam remeter ao Alpine 110. Por dentro ele se mostra um verdadeiro esportivo; simples, sem qualquer equipamento de conforto, mas com bancos Alcântara em formato de concha, volante com base achatada e barras de proteção.
Enquanto a carroceria é feita em fibra de carbono, o chassi de aço tubular é o mesmo do Renault Megane Trophy, modelo com o qual também partilha o motor central 3.5 V6 de 400 cv de potência e 42,2 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão sequencial de seis velocidades, com tração traseira. Nada mal para um carro de 880 kg e peso distribuído em 47,8% na dianteira e 52,2% na traseira.