A BMW atualizou o Série 7 para a linha 2013. Aparentemente as mudanças foram modestas, envolvendo faróis com LEDs, grade redesenhadas e para-choque com entrada de ar ampliada, além de no interior estar presente um novo sistema de som Bang & Olufsen, assim como o novo sistema de navegação, com mapas em 3D, e um novo pacote de entretenimento para os bancos traseiros com duas telas de LEDs. Mais importantes que isso são as alterações mecânicas.
Foram adicionadas novas motorizações, que garantem maior eficiência no consumo de combustível e emissões. Na versão híbrida ActiveHybrid 7, o 4.4 V8 de 465 cv deu lugar a um 3.0 de seis cilindros em linha, com 320cv. Se a potência combinada desce para os 354 cv, aumentando o tempo que o Hybrid 7 demora a cumprir os 0-100 km/h: 5,7s contra os atuais 4,9s, por outro lado, o consumo cai de 10 para 14 km/l.
No entanto, a grande novidade é a introdução do motor diesel triturbo de 3 litros, o mesmo utilizado no Série 5 M550d e X6 50d, agora presente na versão 750xd, com 381cv e 74 kgfm de torque máximo. Este motor permite ao Série 7 chegar aos 100 km/h em 4,9 segundos, mas também um consumo médio de 14,3 km/l e 169 g/km de emissões de CO2.
Enquanto isso, na versão de entrada o 740i o 3.0 de seis cilindros em linha ganhou mais um turbo e está agora 20% mais econômico. O motor 4.4 V8 do 750i também recebeu a tecnologia Twin Power (dupla turbina), passando a render 445cv, ou seja, 45cv a mais. Com esta renovação passa a estar disponível para toda a linha a caixa automática Steptronic de oito relações, atualmente restrita aos 760i, 740d xDrive e Hybrid 7.