Com lançamento marcado para acontecer entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em Salta, na Argentina, a nova Ford Ranger fechará o ciclo de renovação das picapes médias no País. Tivemos acesso com exclusividade aos dados dos motores que equiparão o modelo no Brasil, o 2.5 Duratec Flex e os Global Puma 2.2 e 3.2 Duratorq turbodiesel.
O motor 2.5 16v Duratec é semelhante ao visto na versão de entrada do Fusion desde 2009. Os ajustes necessários para também poder queimar etanol e para chegar ao melhor acerto com a picape resultaram na potência 173 cv (5500 rpm) e no torque de 24,7 kgfm (3750 rpm) quando com etanol. Com gasolina o rendimento é de 168 cv (5500 rpm) e 24 kgfm (4250 rpm).
Os motores 2,2 e 3,2 litros Duratorq TDCi turbodiesel (Global Puma) possuem arquitetura idêntica, com direito a turbo de geometria variável e injeção Common Rail. A principal diferença está na quantidade de cilindros, que influi na quantidade de válvulas, na capacidade volumétrica e na relação diâmetro/curso. Os motores Global Puma possuem alterações significativas em relação aos Puma, como o sistema de injeção fornecido pela Continental.
O bloco 2.2 L de quatro cilindros e 16 válvulas, a princípio exclusivo para o mercado brasileiro, gera 125 cv a 3700 rpm e torque de 32 kgfm entre 1500 e 2500 rpm. Ele conta com duplo comando de válvulas acionados por corrente. Já a versão 3.2 tem 5 cilindros e 20 válvulas. Isso resulta em 200 cavalos de potência aos 3000 rpm e no torque máximo de 47 kgfm entre 1500 e 2750 rpm. As transmissões serão manuais de cinco e seis marchas e automática de seis.
A picape chegará às lojas apenas com cabine dupla um primeiro momento. A versão com cabine simples, que sequer foi apresentada, estará disponível no Brasil até o final do primeiro trimestre de 2013. Ela não virá com cabine estendida.