Com lançamento previsto para 2013 – mais precisamente em setembro – no Salão de Frankfurt, o Porsche 918, híbrido superesportivo da marca, já entra na fase final de testes. Inspirado no 917 de corrida da década de 70, o bólido tem dois motores elétricos e mais um à combustão, que somam 780 cavalos, serão responsáveis por mover o alemão. Com preço de 645 mil euros (R$ 1,7 milhão sem os impostos), as primeiras unidades deverão ser entregues no final do ano que vem.
São três motores os responsáveis por mover o carro: um V8 4.6 de 580 cv movido à gasolina somado a um elétrico de 107 cavalos movimentam as rodas traseiras. Um outro motor elétrico de 120 cavalos comanda o eixo dianteiro. A soma dos três são o necessário pra levar o bólido aos 325 km/h e partir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3 segundos. Para não perder do bólido, o motorista conta com uma ajuda especial: além da suspensão multilink, quando for preciso um sistema eletromecânico comanda o esterçamento de cada uma das rodas traseiras.
Para voltar a imobilidade, o conjunto de freios com discos de cerâmica conta com sistema regenerativo já presente em outros veículos híbridos, que transforma parte da energia cinética em carga para as baterias de 202 kW que alimentam os motores elétricos. A marca alemã promete um consumo de até 30 km/l com o sistema híbrido ativo, mas não informou a autonomia do superesportivo. O bólido poderá ser pilotado no modo elétrico por 25 km e alcançar até 150 km/h.
Fonte | UOL Carros