Em novembro passado a Mazda anunciou a suspensão de seus planos para o Brasil devido às novas regras de IPI para importados. Naquela ocasião o presidente mundial da Mazda, Takashi Yamanouchi, disse que a solução para a marca vender seus modelos no país sem o imposto, seria uma fábrica local, sendo que seria prematuro cogitar isso devido à construção de uma nova uma fábrica no México. Agora a Mazda quer produzir no Brasil a partir de 2014.
Segundo o jornal japonês Nikkei, a montadora japonesa teria concluido que os automóveis produzidos no México não teriam um preço competitivo no Brasil. Agora ela negocia com uma empresa brasileira para terceirizar a produção de mais de 70 mil unidades em uma fábrica localizada em São Paulo. Ela pretende produzir compactos na unidade – Mazda2 ?
A nova fábrica que a Mazda está construindo no México deverá ter capacidade inicial de produção de 140 mil unidades por ano. Os planos iniciais previam que os Mazda2 e Mazda3 que serão produzidos na unidade seriam exportados para o Brasil. Também estava previsto que o regresso da Mazda ao Brasil – onde esteve presente de 1992 a 1998 – ocorrreria este ano, com a importação de modelos fabricados no Japão, o que não ocorrerá novamente por causa do IPI.
Fonte | Automotive Business