Desde que ganhou nova geração, em 2005, o Suzuki Grand Vitara não passava por alterações. Finalmente a Suzuki se lembrou de seu SUV, promovendo um facelift que chega primeiro ao mercado japonês, onde o modelo é chamado Escudo. Por serem importadas do Japão, as unidades vendidas no Brasil logo receberão o mesmo visual.
Por fora o Grand Vitara teve grade frontal redesenhado, e agora ela é cortada por duas barras. O para-choque dianteiro também é novo e simula um quebra-mato, enquanto os faróis passam a ter fundo escuro e as rodas são novas. A traseira não muda. No Japão e em outros mercado o modelo não possui o estepe pendurado, e por isso a placa saiu do para-choque e agora está no centro da tampa do porta-malas.
As únicas mudanças no interior foram os novos materiais e cores para os bancos e painéis das portas. O propulsor 2.0 16v a gasolina que gera até 140 CV e torque de 18,67 kgfm, usado nas unidades vendidas no Brasil, continua disponível.
Japoneses ainda podem optar pela edição especial "X-Adventure", que tem pintura “Bison Brown Pearl Metallic", rodas de 18 polegadas, grade dianteira cromada, vidros escurecidos, spoiler traseiro e equipamento de série adicionais, como o teto solar e interior em camurça com detalhes em vermelho nos bancos, volante e alavanca de câmbio.