Com o lançamento do Onix previsto para outubro e a fábrica de São José dos Campos.enfrentando problemas com o sindicato dos metalúrgicos local, a General Motors decidiu encerrar na última quarta-feira a produção do Chevrolet Corsa Hatch. O sedã já havia sido descontinuado há alguns meses.
Como Meriva e Zafira, o Corsa era produzido na unidade MVA do Complexo Industrial de São José dos Campos, no qual estão instaladas oito fábricas. Agora 1500 operários da unidade correm risco de demissão. Reunião entre representantes da GM, do sindicato e da prefeitura da cidade acorreu na última quarta-feira sem acordo. Um novo encontro foi marcado para o dia 4 de agosto.
O sindicato propôs que a unidade assuma 100% da produção do Classic – hoje ele também é produzido em Rosário, na Argentina –, nacionalização do Sonic (que atualmente importado da Coréia do Sul, mas passará a vir do México em 2013), e que a empresa volte a produzir caminhões na unidade. Todas as propostas já foram descartadas pela General Motors. Segundo o diretor de Relações Institucionais da montadora, Luiz Moan, desde junho de 2008 a GM ofereceu Cobalt, Cruze e Spin para serem fabricados na planta joseense, além da expansão da fábrica de motores. No entanto, não houve acordo com o sindicato.]
Por enquanto a unidade continuará dando conta de parte da produção do Classic e da nova S10, hoje montada em três turnos, diga-se. Até o início do ano que vem o TrailBlazer também passará a ser fabricado lá.
Fonte | G1