O Ford EcoSport foi um sucesso quase que instantâneo quando lançado, em 2004. A Chevrolet queria um modelo para competir com o Ford, e levou para o Salão do Automóvel de 2006, o conceito Chevrolet Prisma Y. Era um SUV Compacto desenvolvido totalmente no Brasil com a utilização da novíssima sala de “realidade virtual” da área de Design da GM, a primeira do setor automotivo no Brasil.
Ele tinha não escondia a clara inspiração no então recém-lançado Prisma. A dianteira, apesar de trazer farol semelhante ao do Prisma, tinha disposição interna dos elementos diferenciada. Sua grade garantia robustez ao desenho e adiantava o estilo que a marca adotaria nos anos seguintes. O capô tinha um ressalto também para dar ares mais musculosos ao desenho. Na lateral, destaque para o bagageiro de teto e para as rodas de 16 polegadas calçadas com pneus de uso misto. A traseira traz desenho quadrado e lanternas iguais à do Prisma, com exceção aos LEDs.
O Chevrolet Prisma Y foi equipado com o motor 1.4 EconoFlex, o mesmo do sedã compacto da marca, que com álcool gerava 97 cavalos. Na época falava-se que ele seria lançado em 2009 para substituir o Chevrolet Tracker.
Na edição seguinte do Salão do Automóvel, em 2008, a Chevrolet apresentou o conceito GPiX, com proposta semelhante. No entanto, este deu origem ao hatch Agile no ano seguinte. Curiosamente, tanto o Prisma Y como o Agile usam a plataforma do Celta e, se duvidar, é capaz do Agile até ser maior…
A verdadeira aposta da Chevrolet para um SUV compacto será lançada no ano que vem. O Chevrolet Enjoy, derivado do Opel Mokka/Buick Encore – que usam a plataforma do Sonic –, que virá primeiro da Coreia do Sul e depois do México, mesmo esquema que veremos com o Sonic. Os motores serão os 1.6 16v de 120 cv, que equipará o Sonic, e o 1.8 16v de 144 cv do Cruze, ambos flex.